Como lidar com o luto no período de Natal?
As festas de Natal após a morte de um ente querido, como viver estas datas em pleno luto?
Os psicólogos recomendam fazer o que considera natural e evitar situações nas quais não se sinta confortável
O Natal é uma época de alegria e de celebração, embora seja também um momento para fazer o balanço do ano e, em muitas ocasiões, para sentir nostalgia e recordar aqueles que já não estão connosco. Estas datas podem ser dolorosas para as pessoas e famílias que perderam recentemente um ser querido, e surge a questão "é possível celebrar o Natal depois de ter vivido a perda de um ser querido?”
Segundo Lola Cabrera, psicóloga dos grupos de luto da Mémora, sim, é possível celebrar o Natal. "O mais importante é compreender que se trata de um Natal diferente e que temos de trabalhar na atitude com que enfrentamos a situação", afirma a especialista, que participa anualmente na sessão "Enfrentar o luto no Natal", organizada pela Fundação Mémora.
Ouvir-se a si próprio, planear com antecedência, compreender os outros, respeitar e fazer participar as crianças podem ser fórmulas de sucesso para as celebrações de Natal, num momento complicado
A psicóloga explica que o Natal, ao contrário de outras épocas do ano, é associado a componentes muito diferentes do luto. "Associamos estas datas às luzes coloridas, aos presentes e à alegria das reuniões familiares. Associamos o Natal a memórias e experiências positivas. Mas quando vivemos uma situação complicada, como o falecimento de um ente querido, as emoções que sentimos não estão em sintonia com o que o Natal representa", sublinha Cabrera.
Nesse sentido, a especialista aponta a reinvenção como a fórmula perfeita para lidar com a época festiva durante um processo de luto. "Quando perdemos alguém, não voltamos a ser os mesmos. Temos de nos redescobrir e adaptar as celebrações às circunstâncias, tendo em conta os nossos próprios sentimentos. Haverá quem queira reunir-se e quem não queira, haverá quem não queira fazer um brinde ou, por exemplo, quem queira recordar o ser querido com algum símbolo, uma vela ou uma fotografia. O mais importante é fazer o que se sente.
5 sugestões para lidar com o luto no Natal
Tendo em conta que cada membro da família é diferente e que o luto é vivido de forma diferente, que fatores devem ser tidos em conta na preparação do primeiro Natal após a morte de um ser querido? Cabrera destaca cinco aspectos essenciais:
Ouvir o eu interior: acolher as emoções e fazer o que se sente. "Não há nada melhor ou pior, cada um vive as suas circunstâncias e tem a sua própria maneira de atuar".
Consenso familiar: A perda afeta frequentemente toda a família. É importante discutir com dias de antecedência como vão ser organizadas as festas e como as querem celebrar, para evitar situações com as quais não se sintam confortáveis.
Compreender-se mutuamente: cada membro da família pode pensar de forma diferente. Todos, incluindo as crianças e os mais velhos, devem ser ouvidos e propor sugestões.
Respeitar e não julgar: Tal como os pensamentos, os sentimentos podem variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, alguém pode decidir estar ausente e ninguém deve questionar a sua atitude.
Ouvir as crianças: "Muitas vezes subestimamos a sua capacidade de compreensão e elas podem contribuir muito", explica Cabrera. A especialista recomenda envolvê-las na situação e não lhes esconder nada.
Texto original em
Claves para afrontar el duelo en Navidad | Mémora (memora.es)