Dia Mundial do Beijo (13 de abril)
O beijo pode significar a representação de um afeto ou emoção, de um cumprimento, de um estímulo sensorial e de uma normal social.
Quem nunca beijou alguém? Ou algo?
“Congresso de gaivotas neste céu
Como uma tampa azul cobrindo o Tejo.
Querela de aves, pios, escarcéu.
Ainda palpitante voa um beijo.
Donde teria vindo! (Não é meu...)
De algum quarto perdido no desejo?
De algum jovem amor que recebeu
Mandado de captura ou de desejo?
É uma ave estranha: colorida,
Vai batendo como a própria vida,
Um coração vermelho pelo ar.
E é a força sem fim de duas bocas,
De duas bocas que se juntam, loucas!
De inveja as gaivotas a gritar...”
(Alexandre O’Neill, 1958)
Há quem defenda a hipótese do beijo ser inato ao comportamento humano (e de algumas espécies animais) ou aprendido. O certo é que beijar faz parte da interação entre as pessoas e é uma ação bastante normal e regular. Excetuando quando há o risco de transmissão de vírus, como no caso do Covid ou da tuberculose. Beijar é falar sem usar as palavras: gosto de ti; como estás e adeus; saudades tuas; prazer em conhecer-te...
Beijar significa dar de si ao outro, através dos lábios. É agradável e estimulante. Pode produzir um efeito erógeno, uma vez que dá prazer e provoca sensações boas e positivas. Do ponto de vista químico, o beijo produz reações hormonais ao nível do processamento das emoções, nomeadamente na oxitocina (aumenta e estreita as relações interpessoais), no cortisol (acentua a redução do stress) e na dopamina (produz bem-estar e prazer). Por isso o beijo representa uma forma saudável de comunicar e de oferecer empatia, cordialidade, amizade e amor.
O beijo é, também, o termómetro de uma relação. Beijos apaixonados na boca, por exemplo, de olhos fechados onde se mantém uma proximidade significativa permite, também, o tato e o olfato de um para com o outro. Beijar permite saborear o outro. E é tão bom!
Em baixo encontra alguns significados dados ao beijo:
Beijo na cara
É o típico beijo que significa amizade. Este beijo pode significar também que tem muito carinho pela pessoa, ou ser apenas uma forma de a cumprimentar, dependendo sempre da maneira como é dado.
Beijo na mão - não é comum mas ainda é utilizado. Antigamente o beijo na mão demonstrava respeito e admiração mas nos dias de hoje pode ter um significado ligeiramente diferente. Se no ato de beijar a mão girar a língua nessa zona vai estimular o parceiro.
Beijo à esquimó
O beijo à esquimó consiste em esfregar o seu nariz no nariz do seu parceiro. Este gesto demonstra um grande carinho entre o casal ou com qualquer outra pessoa com que sinta afinidade.
Beijo com língua
Este tipo de beijo nunca tem um só significado. É cada casal que dá o seu próprio significado ao beijo. Desde que exista sintonia no beijo, este pode ser ou sedutor ou amoroso.
Beijo no pescoço e orelha
O beijo no pescoço e na orelha são sinais claros de desejo. Estes dois beijos estimulam o parceiro e deixam-no em êxtase e preparado para o ato sexual.
Beijo na testa
O beijo na testa é sinal de respeito e confiança. É considerado um gesto cultural abraçado pelos noivos antes da celebração do casamento.”
Posto isto, nada melhor que celebrar o dia do beijo que acontece no dia 13 de abril. Beije, beije muito e deixe-se inundar pela força genuina e arrebatadora que só o beijo permite fazer!