Luto de Portas Abertas
No dia 6 de novembro de 2024, decorreu uma Tertúlia intitulada “Luto de Portas Abertas”, no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, em Vila Nova de Gaia. A APPSF (Associação Portuguesa dos Profissionais do Sector Funerário) e a Servilusa, em parceria com a Misericórdia de Gaia promoveram uma tertúlia única, onde a reflexão e a partilha de experiências sobre o luto e o apoio emocional foram os temas centrais.
O evento, que atraiu um público diversificado, teve como oradoras convidadas as especialistas Dra. Ana Costa e Dra. Cristina Felizardo, que lideraram a conversa com sensibilidade e profundidade. Durante a sessão, os participantes foram convidados a explorar questões fundamentais sobre a experiência do luto, um processo que, embora pessoal, revelou-se como uma jornada que deve ser partilhada e apoiada coletivamente.
A Dra. Ana Costa sublinhou a importância de cuidarmos de nós mesmos e dos outros em momentos difíceis, destacando que “o luto é uma experiência única e, por vezes, dolorosa, mas não precisamos enfrentar essa jornada sozinhos.” A Dra. Cristina Felizardo reforçou a ideia de que a empatia e o suporte mútuo são essenciais para lidar com estes momentos de perda. "Hoje, aprendemos que estamos todos juntos nesta caminhada, e o apoio emocional é fundamental para a nossa recuperação e bem-estar", afirmou.
O ambiente de diálogo aberto e acolhedor proporcionou um espaço seguro para a partilha de histórias pessoais e experiências, permitindo aos presentes unir-se numa reflexão coletiva. “Se há algo que levamos daqui, é a importância de cuidar uns dos outros, escutando e apoiando com empatia”, destacou um dos participantes.
Para encerrar a sessão, o Sr. Provedor da Misericórdia de Gaia, Dr. Manuel Moreira, fez questão de agradecer à Servilusa a iniciativa e a todos os presentes pela sua participação ativa e pelas trocas significativas que enriqueceram a discussão. “A solidariedade e o conforto que cada um de nós pode oferecer são fundamentais nas alturas mais delicadas da vida e devemos sempre estar prontos para estender a mão”, concluiu.
Foi uma jornada em que todos os presentes demonstraram e revelaram um enorme interesse pelo debate sobre estas temáticas, o que certamente levará à organização de novos eventos em outros locais do país.
Quem tiver interesse em participar deverá ficar atendo às redes sociais da Servilusa Novembro 24